• Rua 24 de Outubro, 111 / Loja 37 - 5ª Avenida Center - Porto Alegre/RS

  • (51) 3232.0010

  • toxilab@toxilab.com.br

Análise de Alimentos

Image

Análise Microbiológica de Alimentos

Avalia a qualidade higiênico-sanitária de todo o ciclo produtivo de alimentos, permitindo a identificação de microrganismos capazes de promover intoxicações oriundas de matérias-primas e produtos acabados, bem como contaminações promovidas por manipuladores, equipamentos e ambiente.

A RDC 331/2019, e a instrução Normativa 60/2019 estabelece os novos padrões microbiológicos sanitários para alimentos destinados ao consumo humano.


Análise de manipuladores de alimentos

  • Swab de Mãos
  • Coprocultura e EPF (Exame parasitológico de fezes)

Devem ser realizados na admissão e no acompanhamento periódico para aqueles que manipulam diretamente os alimentos ou participam diretamente da distribuição e oferta de refeições. Anualmente para os envolvidos exclusivamente com atividades nas quais os alimentos encontram-se totalmente embalados.

  • Micológico Direto (Unhas, pele ou pelos)
  • Swab Nasal

Pesquisa a presença de bactérias, que possuem potencial patogênico, nos profissionais que trabalham com manipulação de alimentos.


Análises no ambiente de trabalho

  • Análise de superfície (bancadas, equipamentos e utensílios)

Objetivo
Estabelecer níveis de contagem de bactérias que é utilizado como nível de sanitização do local analisado.

  • Bioluminescência do ATP

O Toxilab disponibiliza  também técnicas inovadoras em análises laboratoriais. A eficácia no controle de higienização e limpeza de utensílios de trabalho (garfos, facas, panelas), equipamentos (máquinas de moer, fatiadores) e a eficácia de limpeza com detergentes e sabões pode ser verificada instantaneamente através da utilização da técnica de "bioluminescência do ATP". Este sistema permite avaliar a superfície de um objeto dentro de poucos segundos, estimando se o mesmo apresenta condições básicas de higiene: "superfície limpa ou suja", permitindo que ações sejam tomadas rapidamente. Essa nova tecnologia está sendo aplicada em restaurantes, supermercados, indústrias e hospitais, ajudando na detecção de problemas antes imperceptíveis, assim garantindo maior segurança e satisfação de seus consumidores.